Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

CRIANÇA PERDIDA.

0

CRIANÇA PERDIDA NA PRAIA! SAIBA COMO PROCEDER DE FORMA CORRETA.

Só pelo tamanho do subtítulo que parece um preambulo, muitos dirão…! “Lá vem o Bandeirinha com mais um textão retórico e enfadonho”! Calma gente! Desta vez vale a pena ler.

Primeiro vou dizer como evitar se perder de seu filho na praia.

1º- Quando você for com uma criança à praia, esta é dela e não sua você é o provedor da segurança e lazer do menor que está sob sua responsabilidade.

2°-Procure um local perto de um Posto de Salvamento e se este local tiver mais crianças por perto melhor.

3º-Quando mais adultos fizerem parte do grupo em que tenha criança, por incrível que pareça, pode ser que haja uma maior chance de quê a criança se perca, pois, cada membro do grupo estará seguro que outro membro está tomando conta e assim perde-se o foco e também a criança.

4º- Este tópico é uma dica, se estiver ventando, noventa por cento das crianças institivamente caminham na direção a favor do vento.

QUEM PERDEU!COMO PROCEDER?

Sei que muitos responderão…! “Ha tá”!  Mas, não entre em pânico, procure o posto de salvamento, ou a autoridade policial, mas, próxima. Estes terão condições de entrar em contato com todo o serviço de socorro e segurança na praia, dinamizando assim a procura. Lembrando que se você seguiu o meu segundo conselho, poderá encontrar rapidamente um membro da segurança pública.

QUEM ENCONTROU! COMO PROCEDER!

Este tópico irá justificar o título.

A procedência desta ideia, que, aliás, é genial, já se perdeu no tempo. A primeira vez que soube, disseram-me que foi na Argentina, mas, ao pesquisar por aí encontrei referências dizendo que foi no Guarujá e até na Região Norte do Brasil. O quê interessa é que este procedimento é prático e perfeito.

Muitos dirão…! “Já sei Bandeirinha é só bater palmas, já vi isso na praia”. Devo decepcioná-los, mas, não é bem assim não. Óbvio que ao bater palmas chamamos atenção para o ocorrido, e até louvo o engajamento cidadão de todos ao proceder desta forma, mas, já pensaram que se numa grande extensão houver engajados, estas palmas podem ocorrer por até cem metros ou mais? E na verdade, o que se propõe com esta atitude é o encontro do responsável com seu filho. Não é mesmo? Então vou apresenta-los a ideia original a seguir…!

Ao encontrar uma criança perdida, lembre-se que esta estará na maioria das vezes em pânico. Ao interagir com ela, proceda da seguinte forma.

1º – Agache ficando próximo de sua altura, se houver alguém do sexo feminino esta pessoa deverá ter preferência na abordagem.

2º-Pergunte seu nome, diga o seu e a trate sempre pelo nome, buscando informações do local onde estava, nome dos pais, etc. Caso ela se sinta incomodada ou confusa não insista. Crie uma situação confortável de parceria e cumplicidade.

PROCEDIMENTO DAS PALMAS DE FORMA MAIS PRÁTICA.

O adulto mais alto e capaz possível com o consentimento desta deve colocar a criança sobre os ombros, às pessoas irão fazer um círculo em sua volta, e aí sim começar a bater palmas. Que fique crasso que se alguém quiser colaborar aproxime-se deste círculo, e que também sempre será mais prático que a distância das pessoas batendo palmas não exceda a quarenta metros do mesmo.

IMPORTANTE!

Caso haja necessidade de que esta criança se desloque para outro local, que seja sempre acompanhada, nunca deixe que ela siga sob a tutela de um só indivíduo, mesmo que seja alguém que se pareça com a Madre Tereza de Calcutá!

DENILSON GUEDES (O BANDEIRINHA).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.