Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

O que faz um bairro ser mais seguro?

Com as taxas de criminalidade aumentando em todo o Brasil, é essencial atentar-se para pontos que podem melhorar a segurança.

Ao buscar um bairro seguro para morar no Rio de Janeiro ou em outra cidade, é preciso prestar atenção em pontos como iluminação pública, policiamento, planejamento da área, movimentação, presença de centro comerciais, entre outros pontos.

Desse modo, na hora de escolher o lugar onde quer morar, é de extrema importância pesquisar bastante para que você possa se sentir mais seguro e tranquilo, bem como a sua família.

A seguir, confira cinco fatores que fazem com que um bairro seja mais seguro:

1. Iluminação

Além da iluminação pública, é importante também que as frentes das casas sejam bem iluminadas.

Isso ajudar a inibir roubos e furtos, já que facilita com que pessoas estranhas ou movimentações estranhas sejam facilmente identificáveis.

2. Serviço de vigilância

As rondas de segurança privada atuam em muitos bairros nobres do Rio de Janeiro. Por ser uma forma de monitoramento constante, afasta bandidos que percebem que o bairro é constantemente vigiado.

Além disso, no caso de perceber algo suspeito, basta acionar a ronda para ir até o local e fazer a verificação.

3. Entrosamento dos vizinhos

A vizinhança que possui uma boa comunicação acaba criando uma rede de colaboração que mantém o bairro mais protegido. Assim, os vizinhos devem ter o número de telefone uns dos outros para que se comuniquem em caso de emergência.

Uma ação recomendada pela polícia é que ao notar uma movimentação suspeita na rua, as pessoas comecem a tocar apitos, pois ao saber que está sendo observado provavelmente o suspeito vai sair do bairro rapidamente. É importante verificar se isso ocorre no local em que você está pretendendo se mudar.

4. Monitoramento da casa

Para ter mais segurança, a contrate um serviço de monitoramento 24h. Há empresas especializadas nesse tipo de vigilância com câmeras, alarmes, instalações de cerca elétrica, entre outros artifícios.

Se você tiver condições, sempre opte por morar em prédios residências ou condomínio fechado, já que esses empreendimentos têm sistema de segurança e vigilância 24h e o preço é mais acessível do que se você for fazer o mesmo em uma única residência, pois é incluso na taxa de condomínio e rateado por todos os moradores.

5. Policiamento na área

Um bairro bem policiado, com posto da polícia e rondas constante é certamente mais seguro. Certifique-se e converse com a vizinhança da região em que você deseja se mudar sobre como funciona o policiamento na área

Os lugares escolhidos pelos cariocas

LEME

Localizado na Zona Sul, o Leme faz fronteira com Copacabana, um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro. No bairro predominam prédios residenciais, hotéis e centros comerciais. A Praia do Leme é uma das opções de entretenimento. Além disso, a localidade conta com diversos restaurantes e bares.

As ruas do Leme são tranquilas e quase sem trânsito, o que fornece aos moradores  uma vida tranquila e segura, sendo ao mesmo tempo próxima dos centros urbanos.

BAIRRO PEIXOTO

O Peixoto é um bairro não oficial que fica dentro de Copacabana (Zona Sul), sendo conhecido por ser bucólico e tranquilo. É cercado de verde, com praça e chafariz. O ar no local é de cidade do interior, onde todos se conhecem e se cumprimentam.

Para quem deseja morar em uma parte mais calma e segura de Copacabana, certamente o Bairro do Peixoto é a melhor opção.