Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

Operação Verão 2020 é lançada no Rio, com atuação de 530 guardas municipais

0

A Guarda Municipal do Rio, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), lançou, no último, dia 1º, a Operação Verão 2020. Ao todo, um efetivo com 530 guardas municipais passam a atuar no patrulhamento e no controle do trânsito da orla das zonas Sul e Oeste da cidade, durante os fins de semana e feriados. O esquema também inclui os Parques de Madureira e Radical de Deodoro, além de outras áreas de lazer dos cariocas. A operação, que vai durar até o fim do Verão, conta ainda com 15 reboques da Seop para a fiscalização do estacionamento irregular, e com agentes do Rio+Seguro Copacabana e Leme – programa pioneiro da Prefeitura em apoio à segurança pública.

– Todo esse esforço segue a determinação do prefeito Marcelo Crivella para redobrarmos nossa atenção neste período de pré-Verão, que já começa a registrar grande movimento nas praias e áreas de lazer. A prioridade da Seop é oferecer, por meio da integração dos órgãos municipais e estaduais, o máximo de sensação de segurança permitindo que o cidadão aproveite as belezas naturais da nossa Cidade Maravilhosa – explica o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.

Campanha – Para orientar frequentadores em geral quanto às regras de convivência nas praias e áreas de lazer, haverá ainda a ação educativa ‘A Praia é de Todos’, com distribuição de folhetos (em anexo) por agentes do Grupamento Especial de Praia e Marítimo (GPM) da GM-Rio e da Seop. Entre as orientações, estão a proibição de acampamentos na areia e a prática esportiva, entre as 8h e 17h, à beira d`água; churrascos; uso de cerol e linha chilena em pipas; além do respeito ao limite de 20 km/h de velocidade para bicicletas e patinetes elétricos nas ciclovias.

– A operação é muito importante para manter o ordenamento nas praias e nos acessos e também contribui bastante para promover mais segurança aos banhistas. Em março deste ano, nós encerramos a operação com o registro de 143 ocorrências diversas, como furto, roubo, agressão, ameaça e até tráfico de drogas, em flagrantes feitos pelos nossos guardas nas praias e a partir de imagens captadas pelas câmeras da prefeitura. Também foram apreendidas 82 armas brancas no período – destaca a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes.

Prevenção contra delitos – Outras ações preventivas de patrulhamento visam proporcionar o bem-estar e a sensação de segurança aos banhistas. Desde 2017, a instituição coloca em prática o Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias, elaborado pela Seop, atuando de forma integrada com as Polícias Civil e Militar e com órgãos da Prefeitura do Rio, como as secretarias municipais de Transportes e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Vídeo-patrulhamento – As equipes que atuam nas ruas contam com o suporte contínuo dos agentes do Núcleo de Vídeo-patrulhamento da Guarda Municipal, que monitoram 80 câmeras redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia. Os flagrantes de crimes são enviados pelo celular para os guardas identificarem e abordarem os suspeitos. O material em vídeo é cedido à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

Controle e fiscalização de trânsito – Guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET) estarão distribuídos em pontos estratégicos da cidade, em locais com grande movimentação de pessoas durante o verão, como nas áreas de lazer e nos acessos à Cachoeira do Horto, Parque dos Patins, Estrada das Canoas, Pedra Bonita e  Vista Chinesa. Na orla e nos demais pontos, os agentes vão promover a fluidez do trânsito, orientar motoristas sobre o estacionamento em locais permitidos e a travessia de pedestres, além de coibir irregularidades. As equipes poderão efetuar ainda bloqueios de vias e realizar demais ações para melhorar a fluidez do trânsito e ordenar o estacionamento em áreas públicas. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) da Seop atuará com 15 reboques para remoção de veículos parados irregularmente.

Balanço – No último Verão, a GM-Rio registrou 143 ocorrências de furto, roubo, agressão, ameaça e até tráfico de drogas, registradas em flagrantes pelos agentes nas praias e por imagens captadas pelas câmeras do Núcleo de Vídeo-patrulhamento. Nesse período, 82 armas brancas foram apreendidas.  Durante a operação, foram registradas 305 coerções a prática de esportes, como altinho e frescobol em horário e/ou local proibido. Os guardas do GEP ainda orientaram a retirada de 1.008 barracas de camping nas praias, pois não é permitido acampamento. Também foram apreendidos 7.073 produtos com ambulantes sem autorização.

Fonte: Prefeitura do Rio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.