No Brasil, no período de 1980 a junho de 2019, foram detectados 966.058 casos de Aids.
Segundo o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foram notificados 43.941 novos casos de HIV e 37.161 casos de Aids no país.
Em 2018 foram contabilizadas 10.980 mortes por causa básica Aids.
Estima-se que 135 mil pessoas no Brasil convivem com o vírus HIV e não sabem.
Os jovens entre 20 e 39 anos são os que mais se infectam, principalmente por não utilizarem o preservativo. As pessoas mais vulneráveis a se infectarem são travestis e mulheres transexuais; além de gays e outros homens que fazem sexo com homens.
É um dia pra reforçar que você deve se *PREVENIR* da melhor forma que *COMBINE* com você. Você pode usar *PRESERVATIVOS*, fazer a *PEP* e a *PrEP*.
Nunca deixar de se *TESTAR* com periodicidade.
Tendo resultado negativo, continue se prevenindo.
Se der positivo inicie o quanto antes o *TRATAMENTO*, ele é *GRATUITO* e oferecido pelo *SUS*.
A *ADESÃO* ao *TRATAMENTO* é importante para manter a sua saúde em dia.
Quando a carga viral de uma pessoa positiva se torna *INDETECTÁVEL*, o vírus se torna *INSTRANSMISSÍVEL*.
E para *TODES*, não se esqueçam de *CUIDAREM* uns dos outros e de ter *SOLIDARIEDADE* com as pessoas vivendo com Hiv-Aids.
Pensando assim o Presidente da ONG AGANIM DIREITOS HUMANOS , Neno Ferreira faz campanha periódicas com prevenção a várias doenças como Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis, HTLV, COVID 19 e nesse dia importante fez campanha intensificada no Dia de Combate a Aids distribuindo álcool gel, sabonetes, preservativos masculino e feminino, mascaras e material informativo contando com a presença da madrinha da campanha Isabelita dos Patins. Mais de 400 pessoas atendidas.