O verão começou e junto com ele teve início também a Operação Verão 2020 do corpo de Bombeiros. O objetivo é intensificar o trabalho de monitoramento das praias, alertar a população sobre os riscos e condições do mar, além de ampliar a prestação de socorro às vítimas de afogamentos. Na prática, até o fim da estação, serão 1,3 mil guarda-vidas, o que representa um aumento de quase 50% no efetivo.
Uma das mudanças para esta temporada é em relação à sinalização. As bandeiras de cores variadas vão informar sobre diferentes graus de risco e também sobre a presença de animais. A bandeira verde significa baixo risco, a amarela risco médio e a vermelha alto risco. Em localidades onde há possibilidade de animais marinhos a bandeira é de cor roxa.
Outra novidade da operação é aquisição de mais um helicóptero para apoiar a corporação nos resgates. Além disso, drones, motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal e lanchas também vão reforçar a operação nas praias. Um levantamento do Corpo de Bombeiros aponta que mais de 12 mil salvamentos já haviam sido feitos. As praias com maior número de ocorrências na cidade do Rio foram Copacabana, Recreio e Barra, respectivamente.
O Corpo de Bombeiros divulgou algumas recomendações para aproveitar o máximo do verão sem acidentes e afogamentos:
· Procurar locais próximos aos postos de guarda-vidas;
· Respeitar as bandeiras de sinalização;
· Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;
· Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar;
· Evitar entrar na água logo após se alimentar;
· Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água;
· Não desviar a atenção das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;
· Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia
· Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.