Projeto Instituto Mulheres Plus Sizes do Brasil
O projeto Moda, Inclusão e Diversidade é um resgate cultural, da moda afro, realizado através de um trabalho de capacitação e empoderamento de mulheres plus size. O nosso projeto é a desmistificação do que era considerado passarela, trazendo a moda um novo modelo, de beleza, ou melhor dizendo novas modelos. Contamos com um processo formativo que acontece 2x ao mês, no período de 9h as 7h em espaços alugados nas regiões da Ap3 ( penha) e Ap1(centro da cidade) onde são ministrados oficinas e workshop de passarela, auto conhecimento, auto estima, beleza , curadoria do material a ser apresentado, contamos com duas estilistas uma encarregada pelas roupas e a outra pelas joias. Após a realização dos workshops terão como produto final um desfile de moda na região do centro do Rio de Janeiro, aberta ao público, contaremos com sessão de fotos profissionais, para as modelos, e certificado de conclusão de curso.
OBJETIVOS (GERAL E ESPECÍFICOS):
Formação- o processo formativo tem como objetivo, capacitar essas mulheres a enxergarem suas belezas, sem medo, para que tenham autonomia sobre suas vidas e consigam se apropriar de suas melhores versões. Ensinando a cuidarem de sua saúde física e mental, conhecendo seu corpo e explorando feminilidade, e por serem em sua maioria mulheres negras as conectando com sua raízes através da nossa linha de moda afro. além de fornecer a elas uma rede de apoio e uma profissão trabalhando assim também a sua liberdade financeira.
Desfile- apresentar esse trabalho tem como objetivo a solidificação de tudo que foi construído fisicamente e emocionalmente durante esses 8 meses do processo formativo, da importância do amor próprio, do autoconhecimento. Da transformação cultural que elas estão realizando perante a sociedade, quebrando tabus e inspirando gerações.
Desfile- apresentar esse trabalho tem como objetivo a solidificação de tudo que foi construído fisicamente e emocionalmente durante esses 8 meses do processo formativo, da importância do amor próprio, do autoconhecimento. Da transformação cultural que elas estão realizando perante a sociedade, quebrando tabus e inspirando gerações.
JUSTIFICATIVA:
O Rio de Janeiro é conhecido por suas lindas praias e mulheres, por ser um lugar acolhedor e caloroso, queremos que ele continue sendo visto com esse olhar de lugar rico em beleza, mas queremos estampar a diversidade de nossas belezas, tem sido muito utilizado o termo que mulheres gordas romantizam a obesidade, como proposta para disfarçar o preconceito e manter os padrões estabelecidos pela sociedade. Ao contrário do que falam as mulheres do nosso projeto estão nessa jornada cuidando principalmente saúde física, além da mental, para que não fiquem doentes pois precisam vestir um 38, para serem consideradas bonitas ou “dignas” de desfilar numa passarela. Para conseguirmos demonstrar que saúde e beleza não esta preso a cor, raça, gênero e manequim precisamos de visibilidade, espaço e acesso a fomentos públicos como esse, já que cultura é diversidade precisamos incluir.
O nosso projeto Moda, inclusão e diversidade é a própria democratização de acesso, criado para garantir para mulheres gordas, de diferentes sexualidades, e em sua maioria pretas, a terem o direito de ir e vir, se expressar e se demonstrar sem medo.
iniciativa de democratização- todas as vagas são reservadas para mulheres gordas e/ou deficientes, priorizando mulheres pretas e/ou de baixa renda.