Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

Escritora Isa Colli participa de live com Pedro Gerolimich sobre formação de leitores

0

Nesta quarta-feira (17/06), às 17h, a escritora Isa Colli é a convidada especial do superintendente de Leitura da Secretaria do Rio, Pedro Gerolimich para um bate-papo virtual. A dupla vai conversar sobre ‘Formação do Leitor nos tempos de Hoje!’. O encontro acontece no Instagram de Pedro @pedrodolivro, com transmissão no de Isa @isacolli_oficial.

Para a autora, o tema é de extrema relevância. A editora de Isa, a Colli Books, tem como uma das metas ajudar na formação de leitores. E um dos caminhos é a parceria com as escolas.

“A nossa experiência mostra que não basta oferecer mais livros para os leitores, principalmente quando falamos de escolas. Na verdade, o que precisamos mesmo é escolher bons livros literários para garantir a diversidade de gêneros e, acima de tudo, considerar as preferências de cada um. Outro fator importante que observo trabalhando com as escolas é a respeitar e valorizar a preferência literária de cada aluno”, diz.

Parceria e amor pela literatura

Isa conta que os professores surpreendem sempre com muita criatividade na hora de desenvolver um projeto. “Vemos desde leitura em alta voz, ditado de palavras soltas, poemas baseados nos personagens, jogos, produção de textos mostrando outros desfechos para os enredos, até trabalhos envolvendo a história e curiosidade das bibliotecas espalhadas pelo mundo, incentivo ao empréstimo de livros e passeios guiados”, acrescenta a autora.

Outras excelentes estratégias para formar leitores são contações de histórias e rodas de leitura. “Esses recursos garantem a proximidade entre os alunos e o professor, transformando esse contato com a literatura em um momento lúdico. Assim, naturalmente eles serão despertados para o hábito de ler”, opina.

Usar a tecnologia a favor

Não podemos desprezar também a tecnologia. As novas gerações praticamente já nascem rodeadas por elas. Uma cena comum, aliás muito comum, é ver bebês manipulando com extrema facilidade e familiaridade aparelhos celulares e tablets. Então, o que fazer para cativar esse futuro leitor? “Na Colli Books, nós usamos a tecnologia justamente para nos aproximar da garotada. Temos uma forte interação com as crianças por meio das nossas redes sociais. Elas participam de vídeos temáticos e até das nossas lives. Se gostam de tecnologia, nós chegamos com nossos livros por meio dela. E tem dado muito certo. A criança se encanta com esse universo lúdico e sente interesse em materializar a história, em tocar naquele livro que ela viu em nossos vídeos, em ver de perto a cena de um post do Instagram. É nesse momento que percebemos que cumprimos nossa missão de trazer a criança para o mundo real da leitura”, destaca.

Para manter a proximidade com seus leitores, Isa, que mora atualmente na Bélgica, faz questão de visitar as escolas, quando vem ao Brasil, para acompanhar os trabalhos realizados e as culminâncias dos projetos literários com seus livros. “As crianças ficam encantadas em conhecer o autor. Muitas passam a se comunicar comigo pessoalmente. E algumas dizem que passaram a gostar de ler depois que me conheceram. Essa troca é fantástica. Assim ajudamos a formar novos leitores”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.