Perito Ambiental Luiz Fernando Inova com Primeira Usina de Influência Sanitária à Base de Ozônio no Brasil
Tecnologia promete revolucionar o tratamento de rios poluídos e a restauração de aterros sanitários em todo o país
O perito ambiental Luiz Fernando Monteiro de Oliveira acaba de lançar um projeto inédito no Brasil: a primeira usina de influência sanitária à base de ozônio, desenvolvida com tecnologia nacional e foco em soluções sustentáveis para os mais graves problemas ambientais do país.
Com essa inovação, Luiz Fernando busca enfrentar dois grandes desafios enfrentados por diversos estados brasileiros: a poluição dos rios por dejetos e o passivo ambiental dos aterros sanitários degradados. A tecnologia baseada em ozônio – reconhecido por seu alto poder de oxidação – atua diretamente na eliminação de agentes poluentes, promovendo a descontaminação da água e a regeneração ambiental de áreas comprometidas.
“Estamos diante de uma solução limpa, eficiente e de baixo impacto ambiental. A aplicação do ozônio permite resultados imediatos e duradouros, sem gerar resíduos adicionais”, afirma Luiz Fernando.
A usina, que já está em operação experimental, deverá ser implantada em larga escala em parceria com governos estaduais e municipais, órgãos ambientais e iniciativas privadas comprometidas com a sustentabilidade. Está usina foi desenvolvida para fazer a recuperação de mananciais dos Estados (AIPMs)
A proposta é que a tecnologia possa ser replicada em diversas regiões, principalmente naquelas onde há elevado nível de poluição hídrica e descarte irregular de resíduos sólidos. A expectativa é que, além de reduzir os danos ambientais, a usina contribua para a saúde pública, prevenindo doenças causadas pela contaminação da água.
Com a iniciativa, Luiz Fernando Monteiro de Oliveira se consolida como uma das principais referências em soluções ambientais inovadoras no Brasil. Reconhecido nacional e internacionalmente, foi condecorado como Procurador do Conselho Federal Parlamentar do Meio Ambiente por seu notável trabalho no desenvolvimento de projetos inovadores em energias renováveis. Seu pioneirismo na valorização da biomassa do coco verde resultou na criação de soluções sustentáveis, como carvão ativado, fertilizantes, adubo orgânico e pellets para combustão, promovendo a destinação ecologicamente correta desse resíduo e restaurando aterros sanitários.