Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

Vacinação contra Covid-19 começa no Rio

0

Um lote de 487.500 doses da CoronaVac chegou nesta segunda-feira, 18, ao Rio de Janeiro. As doses foram distribuídas entre os 92 municípios do Estado, que já começaram a vacinação local.

A vacinação foi iniciada pelos grupos prioritários da chamada Fase 1, que contempla:

• Trabalhadores de linha de frente da Saúde;
• Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou abrigos;
• Indígenas e quilombolas em terras próprias.

A vacina será dada em duas doses, com intervalo de duas a três semanas. Para a cidade do Rio, foram distribuídas um total de 231.840 doses do imunizante deste primeiro lote.
Até o fechamento desta edição não havia informações exatas sobre como essas pessoas terão acesso à vacina. Mas, de acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ela irá até esses grupos. Ou seja, a vacina estará disponível nos hospitais, clínicas e estabelecimentos em que elas trabalham ou vivem e seriam levadas também até as aldeias indígenas.
Ainda não há também informações sobre as demais fases de vacinação:

Fase 2: Pessoas acima de 60 anos

Fase 3: Pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes, hipertensão grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.

Enquanto a população não esteja totalmente imunizada, o ministro da Saúde reforça o pedido para que as pessoas continuem tomando medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus, mesmo com o início da imunização: “A vacina não determina o fim das medidas preventivas. Temos que continuar usando máscara, tomando as medidas de prevenção e distanciamento social. Continuaremos vivendo dessa forma até termos a pandemia controlada”, ressalta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.