Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

ON-LINE e GRÁTIS – espetáculos A Árvore Generosa e Com Açúcar e Com Afeto

0

Adaptados para a linguagem cênica pelo Coletivo Era, montagens permeiam pelo universo literário clássico e da cultura popular brasileira: contos populares, folclore, lendas e parlendas.
A Mai Du Produções e Gestão e Coletivo Era estreiam o projeto EnContos que busca na oralidade a oportunidade de unir dança, música e visualidade através de narrativas que usam o corpo na cena para contar histórias e narrativas poéticas.

O 1º espetáculo, Com Açúcar e com Afeto estreia em 20 de março. A 2ª montagem, A Árvore Generosa, estreia dia 20 de Abril. Ambos gratuitos, através do site http://www.encontos.com.br. Criado exclusivamente para o lançamento do projeto, o site já se encontra no ar compartilhando os bastidores, curiosidades e conteúdos acerca do processo criativo.

As peças ficarão disponíveis por um mês após suas estreias e será disponibilizada uma oficina criativa de dobradura de um personagem dos espetáculos.

Com patrocínio da Lei Aldir Blanc e contempladas pelo Edital Fomento a Todas as Artes do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, as montagens são duas histórias adaptadas para a linguagem cênica e que passeiam pelo universo da literatura clássica e do valoroso acervo da cultura popular brasileira com seus contos populares, folclore, lendas e parlendas, dando vida e humanizando sentimentos nobres através do afeto, da memória e da infância.

O espetáculo A Árvore Generosa, um clássico da literatura internacional de 1964, conta a história de amor entre uma árvore e um menino. Ela é uma amiga amorosa que dá tudo a ele, suas folhas, seus frutos, sua sombra, suas maçãs e até madeira. Uma história de amizade recheada de generosidade, de afeto e ganância. E o que se espera de um melhor amigo? As amizades resistiram ao tempo? Esses são causos que movimentarão uma história de trocas entre homem e natureza. O texto de Shel Silverstein foi adaptado pelo Coletivo ERA para este projeto.

Na montagem Com Açúcar e Com Afeto, espetáculo autoral que costura dois contos populares brasileiros num espetáculo único de contação de histórias, o jovem Coco Mole vai enfrentar várias criaturas para encontrar sua amada Melancia, uma sereia que precisa ter o encanto quebrado para poder viver na terra.

Sobre o Coletivo Era

Como sugere o nome, o Coletivo Era nasceu do encontro de profissionais que trabalham e pesquisam as diversificadas áreas de produção artística, educação, estética, design e gestão.

Desse encontro resulta uma multiplataforma artística rica em linguagens que contempla as expertises de cada profissional envolvido ou convidado. Entende que a música, o teatro, o audiovisual, a dança, a literatura, a visualidade e a plasticidade constituem essa plataforma permitindo que cada membro do coletivo se expresse como um corpo de possibilidades, enxergando na experiência lúdica uma oportunidade de transformar a sua própria percepção, do mundo e de outros indivíduos.

“Interessa-nos a experiência que a arte pode propiciar a cada um prezando suas singularidades numa vivência plural.” – Coletivo Era

O COLETIVO

Letícia Iecker – Formada pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, é atriz, poeta e escritora. Atualmente pesquisa no campo de teatro de bonecos dentro do trabalho com contação de histórias.

Daniel RuahBass – Músico multi- instrumentista, professor e arte educador. Atua há mais de quinze anos com música e improviso. Especializado em prática musical advinda de estudos e experiência em palco, sonoplastia e arranjos para espetáculos, trilhas, bandas e videoclipes.

Jardel Sabino – Designer gráfico em audiovisual. Pesquisa e busca especialização nas áreas da comunicação e mídias sociais. Possui formações em Gestão de mídias e cinema. Trabalhou ao lado da diretora Katia Lund na direção de fotografia do curta infantil Regando Bigodes.

MaiDu – Maiara Viana – Dançarina, poeta, escritora, artista visual, arte educadora e produtora cultural, é formada em Design de Moda, pós-graduada em Gestão Estratégica de Projetos e Negócios. Atua desde 2009 com produção artística, cultural e de eventos, além de ministrar aulas e palestras de Economia Criativa e Empreendedorismo junto ao Sesc Rio. Possui trabalhos dentro e fora do Brasil com arte educação e artes visuais.

Sobre Mai Du Produções e Gestão

Fundada em 2009 por Maiara Viana Rodrigues, a produtora une a produção Artística e Cultural e a Gestão de Projetos e Marketing. Abarca projetos em Design, Moda e produto, artes visuais, negócios, arte educação, produção cultural, teatro, cinema, produção executiva, coordenação educativa em espaços e centros culturais, museus e instituições no Rio de Janeiro e fora do Brasil, além de produção de eventos.

SERVIÇO

EnContos – Com Açúcar e Com Afeto / A Árvore Generosa
Com Açúcar e com Afeto: estreia 20 de março,
A Árvore Generosa: estreia dia 20 de Abril.
Classificação: Livre – Duração: 35 min. cada vídeo
Gratuito – Site: http://www.encontos.com.br/
Fotos de divulgação https://postimg.cc/gallery/NcX6VJL
Assessoria de Imprensa – Carlos Gilberto – 11 94819 7667 – carlos@sobretudosp.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.