Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

Tire suas dúvidas sobre a relação ao contágio entre humanos e animais

0

A pandemia de coronavírus tem causado muitas dúvidas na população em relação ao contágio entre humanos e animais. Não existe nenhuma relação da Covid-19 com cães e gatos. Então, aproveite esse momento de distanciamento social e faça com que seu cão ou gato seja seu melhor amigo”. Porém muitos estão abandonando seus bichinhos. Além da crueldade do ser humano, o outro caso é a desinformação. São muitas perguntas sem resposta sobre a forma de contágio do novo coronavírus, principalmente relacionadas a cães e gatos. Um estudo do Instituto de Pesquisa Veterinária de Harbin, na China, apontou que animais domésticos podem se contaminar, mas não há evidências da transmissão entre si e para humanos. “Infelizmente, algumas pesquisas internacionais estão sendo divulgadas sem os devidos esclarecimentos e causando esta onda de abandono, principalmente de gatos.

Os trabalhos possuem muitos viés científicos, técnicas questionáveis e baixa amostragem. Ainda é muito cedo para determinar a ação do vírus em pets e possíveis transmissões”, explica a veterinária Janaína dos Reis (fonte R7). Nosso papel é cuidar das vidas, e não tirá-las da frente. Seja um parente, um idoso, um vizinho, um amigo, o cachorro ou o gato. A pandemia é uma novidade para todos, vamos encarar isso juntos começando pelo amor dentro de casa. As Ongs estão lotadas. Se puder ajude. Faça uma doação! Vamos pensar no próximo e nos animais.

ABANDONO ANIMAL A prática de abuso e maus-tratos animais é tipificada no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, tendo como pena a detenção de três meses a um ano, além de multa. No Estado de São Paulo, com base na Lei Estadual n.º 16.308/016, se comprovado os maus-tratos, o agressor fica impedido de ter a guarda de um animal doméstico por 5 anos. “A população pode e deve ajudar o Poder Público na busca por estes agressores. São vários canais: a lavratura do Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima e a ligação para o 190.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.