Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

Tratamento com espuma é aliado importante para o fim de vasos e varizes

0

Ter pernas bonitas e saudáveis, sem vasinhos e varizes, está entre as metas de muitas mulheres. Os avanços da medicina, com técnicas menos invasivas e mais eficazes, estão dando uma ajuda importante para quem quer chegar lá, mas não abre mão da segurança. Além de praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável, o grande aliado do momento é a escleroterapia com espuma. Trata-se de uma técnica inovadora, que substitui a necessidade de realização de cirurgia para varizes e pode ser feita em consultório – sempre por cirurgião vascular ou angiologista que domine a técnica.

A escleroterapia com espuma, além de ter menor custo quando comparada com a cirurgia, pois não necessita de internação, anestesia, centro cirúrgico, instrumentação e auxiliares, apresenta baixo risco de complicações e permite que o paciente retome a suas atividades no mesmo dia. O procedimento tem sido usado com sucesso no tratamento de veias varicosas e possui resultados satisfatórios no controle da doença venosa. É ideal para veias de médio a grosso calibre.

A escleroterapia tem resultados verdadeiramente impressionantes! Quando aplicada a espuma, a reação no vaso é imediata, com uma contração de 50% do mesmo e posterior fibrose no local da injeção. Esse processo leva algumas semanas para se completar. Deve ser sempre feita com auxílio de Doppler – a imagem do Doppler guia o médico e ajuda a identificar qual área deve ser tratada. Sem este exame, o médico pode fazer a injeção no locar errado, fora da veia ou até numa artéria, causando complicações muito graves.

O médico que domina a técnica sabe avaliar a concentração e o volume ideal do Polidocanol – substância usada durante o tratamento – evitando assim concentrações muito elevadas, que podem manchar a pele e causar complicações, como úlceras e necrose de pele. A aplicação da espuma vai ocluir a veia doente excluindo-a da circulação. Na cirurgia, a veia é retirada da circulação sendo “arrancada”, dessa forma a espuma é um método bem menos agressivo. Como benefício, ela ajuda no tratamento da insuficiência venosa crônica, alivia dor, peso, cansaço nas pernas, cicatriza úlceras e melhora o edema.

Após o procedimento, para minimizar as manchas, aliviar a dor e ajudar na cicatrização são indicados cremes despigmentantes e o uso de meia elástica. Evitar o sol por um período de duas semanas também é fundamental. Realmente são muitos os benefícios dessa técnica tão inovadora. Mas, para que tudo aconteça da forma esperada, é necessário escolher um profissional qualificado e especialista no procedimento. O preparo do paciente, o cuidado com os equipamentos e a técnica de inserção da espuma precisam ser realizados com muita atenção e profissionalismo, levando em consideração o quadro de cada paciente.

Dra. Claudia Amorim

* Dra. Cláudia Amorim é Cirurgiã Vascular e Endovascular, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e  professora do CT VASCULAR – UERJ dos cursos de escleroterapia com espuma densa

Fonte: A+ Comunicação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.