Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

O Dr. Washington Luiz advogado e Pré- Candidato a Prefeito de Japeri Especialista em Direito Eleitoral consegue mais uma vitória junto TSE e muda e proporciona com a decisão a dança das cadeiras na ALERJ.

0

Comte Bittencourt vence no TSE e volta a ser deputado estadual, Fred Pacheco sai
Aliado de Eduardo Paes, Comte Bittencourt assumirá vaga de aliado de Claudio Castro, Fred Pacheco
A Federação PSDB-Cidadania conseguiu uma importante vitória no Tribunal Superior Eleitoral: os 13.846 votos de Danielzinho (PSDB) foram considerados válidos pelo Ministro Nunes Marques. Assim, Comte Bittencourt (Cidadania) é considerado eleito com seus 39.986 votos e assumirá a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Quem perde a vaga é Fred Pacheco (PMN), já que a decisão provocou uma mudança no quociente eleitoral.

A candidatura de Danielzinho, agora primeiro suplente, teve seu registro indeferido em 2022, e desde então ele vem recorrendo contra essa decisão. Ele não podia ser candidato, pois seu mandato como vereador de Belford Roxo havia sido cassado em 2021 pelos seus colegas da Câmara Municipal da cidade. Essa decisão foi posteriormente anulada pelo Poder Judiciário
Interessante notar a mudança para dois atores políticos que não estão diretamente envolvidos na ação: Eduardo Paes (PSD) e Cláudio Castro (PL). Enquanto Comte é um importante aliado de Paes, tendo sido seu candidato a vice-governador em 2018, Pacheco é um grande aliado de Castro, de cujo irmão fo governador assessorou no início de sua carreira política.

Outro efeito colateral da decisão é a mudança de forças na Federação no estado do Rio. Como nenhum dos partidos havia eleito um deputado, existia um vácuo de poder. Agora, Comte, estando no mandato, pode pressionar para que o Cidadania-PSDB apoie a reeleição de Eduardo Paes, algo que os tucanos não desejavam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.