Jornal Orla Sul
Informação-integração - imparcialidade

Voluntários recolhem 68 quilos de resíduos recicláveis na praia de Copacabana

Mutirão de limpeza organizado pelo Movimento Plástico Transforma e pelo Recicla Orla aconteceu no último sábado e reuniu aproximadamente 90 voluntários

0

Aproximadamente 90 voluntários, dentre os quais 27 crianças, alunos da escola Municipal Benedito Ottoni, no Maracanã, recolheram no último sábado (27), 68 quilos de resíduos recicláveis na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A ação foi organizada pelo Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio com a startup Polen, juntamente com o Movimento Plástico Transforma, iniciativa criada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast).

Os voluntários realizaram a coleta dos materiais recicláveis encontrados nas areias e participaram de uma pré-triagem educativa, onde puderam aprender mais sobre os resíduos recicláveis e os problemas provindos do descarte incorreto desses materiais. Dentre os resíduos coletados, havia garrafas de vidro, embalagens de papel, latinhas e embalagens plásticas como as de salgadinhos, garrafas de água e refrigerante, sacolas e canudos. Se todos esses resíduos fossem descartados corretamente, voltariam ao ciclo produtivo como matéria-prima para novos produtos.

Todo o material coletado foi transportado para a central de triagem do Recicla Orla, em Santo Cristo, onde foram separados por tipo e enfardados para serem encaminhados à indústria para reciclagem, retornando à cadeia produtiva e fechando assim, o ciclo da economia circular.

Os participantes do mutirão de limpeza também puderam acompanhar uma palestra com Mariana Fernandes, do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, e Nathalia Barreto, gerente de sustentabilidade do Recicla Orla. Nela, as pessoas foram informadas sobre a importância de descartar corretamente os resíduos para que eles sigam para o caminho da reciclagem, promovendo a circularidade dos materiais. Os voluntários aprenderam, por exemplo, que o plástico é um material versátil e que, quando descartado corretamente, pode ser transformado em diversos produtos, o que viabiliza ainda mais seu reaproveitamento e reciclagem.

“Foi lindo o mutirão de limpeza que fizemos na Praia de Copacabana. Dezenas de voluntários e crianças de uma escola, do Maracanã, participaram da ação que visava mostrar para todos a importância de preservar o meio ambiente. Há quatro anos o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade criado pela Orla Rio em parceria com a Polen, foca na educação, gestão e conscientização para o descarte correto de resíduos. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas enxergar a quantidade de gente que alcançamos em eventos como o do último sábado é muito gratificante”, comenta Nathalia Barreto, gerente de ESG da Orla Rio.

“A mobilização e a conscientização da sociedade são necessárias para reduzirmos consideravelmente os resíduos nas areias das praias. Acreditamos que é possível realizar uma gestão mais eficaz dos resíduos plásticos que, se destinados corretamente para a reciclagem, têm um alto potencial de se transformar e retornar à sociedade”, complementa Mariana Cardoso, do Movimento Plástico Transforma.

O Movimento Plástico Transforma busca, por meio de diversas ações e conteúdo, mostrar a importância da economia circular e do poder transformador do plástico. No ano passado, por exemplo, a iniciativa recolheu os copos plásticos da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, reciclou e os transformará em mesas e cadeiras que serão entregues para alunos e professores de escolas públicas. Em 2021, a mesma ação possibilitou que os copos virassem caixas organizadoras.
Sobre o Movimento Plástico Transforma 

Criado em 2016, o Movimento Plástico Transforma tem como objetivo promover conteúdo e ações educativas que demonstram que o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, traz inúmeras possibilidades para os mais diferentes segmentos. Além do site, em que é possível encontrar conceitos importantes sobre aplicações, reutilização, descarte correto e reciclagem do plástico, o Movimento é responsável por diversas ações voltadas à sociedade que juntas já impactaram mais de 200 mil pessoas. A iniciativa é uma ação do PICPlast – Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico fruto da parceria entre a ABIPLAST e a Braskem. Para mais informações acesse as redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

 

Sobre o Recicla Orla

O Recicla Orla é um projeto de sustentabilidade de coleta e reciclagem de resíduos sólidos descartados na orla do Rio. Criado em 2019 pela Orla Rio em parceria com a Polen, startup de sustentabilidade, e com apoio do iFood, o projeto consiste na colocação, gestão e operação de pontos de entrega voluntária localizados nos quiosques da orla. Dessa forma, tanto os frequentadores da praia, quanto os quiosques da orla e até mesmo os moradores da região dispõem de uma alternativa sustentável para descarte de seus resíduos pós-consumo. Todo material coletado é reciclado e volta para o ciclo de produção. Desde o início do projeto, já foram recicladas mais de 1763 toneladas de materiais, como plásticos, papéis, vidros e metais. Atualmente, temos PEVs instalados em todos os quiosques do Leme, Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon, todos feitos com madeira plástica reciclada! Mais informações: Instagram e site.

Fonte: Virta Comunicação Corporativa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.